Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2024: Benefícios, Salário e Inscrição

O Jovem Aprendiz Banco do Brasil é um programa que tem como principal objetivo contribuir para a formação social, pessoal e profissional de jovens brasileiros, de forma a prepará-los para o ingresso no mercado de trabalho.

O recrutamento é realizado através de Entidades Sem Fins Lucrativos e para que seja possível participar do programa, os interessados precisam seguir os pré-requisitos determinados pela Lei da Aprendizagem.

As oportunidades abertas são distribuídas por todo o território nacional e os selecionados podem atuar nas agências físicas do Banco do Brasil. Se você quer saber como garantir sua vaga, confira nosso post!

Como o Jovem Aprendiz Banco do Brasil funciona?

O programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil é uma iniciativa social e educacional que visa proporcionar oportunidades de inserção no mercado de trabalho para jovens entre 15 e 16 anos.

Através de parcerias com instituições de ensino e entidades sociais, o Banco do Brasil recruta jovens talentos para ocupar vagas em suas diversas unidades, oferecendo-lhes a chance de adquirir experiência prática em um ambiente corporativo.

Desde que o Programa de Aprendizagem do Banco do Brasil começou, mais de 37 mil adolescentes que se encontravam em situação de vulnerabilidade já passaram pelo processo de capacitação, que aconteceu em mais de 4 mil unidades da instituição financeira.

Pré-requisitos para participar

Para participar do Jovem Aprendiz Banco do Brasil, é necessário preencher alguns pré-requisitos específicos que foram determinados pela Lei da Aprendizagem. Confira logo a seguir quais são as exigências:

  • Ter idade entre 15 e 16 anos;
  • Possuir renda familiar per capita de, no máximo, meio salário mínimo nacional;
  • Ser estudante de escola pública ou ser bolsista em escola particular, tendo boa frequência e aproveitamento;
  • Estar cursando, no mínimo, o sétimo ou oitavo ano do ensino fundamental;
  • Ter interesse em crescer e se desenvolver profissionalmente junto ao Banco do Brasil.
jovem-aprendiz-banco-do-brasil
jovem-aprendiz-banco-do-brasil

Benefícios trabalhistas do Jovem Aprendiz do Banco do Brasil

Os participantes do programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil têm direito a uma série de benefícios trabalhistas, que são concedidos após a assinatura da carteira de trabalho. Veja quais são eles:

  • Plano de Saúde;
  • Vale Transporte;
  • Auxílio Alimentação de R$200,00;
  • Férias remuneradas;
  • E mais.

Esses benefícios proporcionam condições adequadas para o seu desenvolvimento e bem-estar junto ao Banco do Brasil, sendo mais uma das vantagens proporcionadas pelo programa.

Jornada de trabalho e capacitação

A jornada de trabalho do Jovem Aprendiz Banco do Brasil é de 4h por dia, sendo compatível com o horário escolar do participante, permitindo que ele concilie suas atividades profissionais com seus estudos.

O contrato possui duração de 2 anos, e neste período os participantes vão receber uma capacitação prática e teórica. Quatro dias da semana serão destinados às atividades práticas dentro do Banco do Brasil, e um dia será destinado à aprendizagem teórica.

Essa capacitação é fundamental para prepará-los para os desafios do mercado de trabalho e para promover o seu crescimento profissional e pessoal, lembrando que participar da parte teórica é obrigatório.

Quanto ganha um Jovem Aprendiz no Banco do Brasil?

O salário do Jovem Aprendiz Banco do Brasil é atualizado anualmente, conforme previsto na legislação. Atualmente, os participantes recebem um salário mínimo nacional, estando acima da média para o cargo quando comparado a outras empresas parceiras do programa

O salário do jovem aprendiz deve ser calculado com base no salário mínimo hora, garantindo assim uma remuneração justa e compatível com as suas responsabilidades e contribuições para a empresa.

Porém, o Banco do Brasil vai além e oferece uma excelente remuneração para aqueles que cumprem a jornada de trabalho reduzida, que é de apenas 4h por dia.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Banco do Brasil

As inscrições para o programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil devem ser feitas através de Entidades Sem Fins Lucrativos que são devidamente validadas pelo Ministério da Educação.

Uma das principais entidades assistenciais que realiza o recrutamento de jovens para o programa é o Centro de Educação Empresa Escola (CIEE), que possui unidades distribuídas em todo o país.

Você pode acessar o site oficial da instituição referente a sua região para se inscrever. Caso atenda os requisitos e haja vagas disponíveis no momento para o Banco do Brasil, você pode se tornar um aprendiz na empresa.

Admissão e vínculo empregatício

Após o processo seletivo do Jovem Aprendiz no Banco do Brasil, os candidatos aprovados terão o vínculo empregatício firmado com a entidade onde se inscreveu, e não com a instituição financeira.

Durante os 24 meses de duração do programa, eles têm a oportunidade de aprender e desenvolver habilidades práticas em um ambiente corporativo, sob a supervisão de profissionais experientes.

Além disso, o programa oferece acompanhamento e suporte aos jovens aprendizes, visando o seu desenvolvimento e a sua integração na empresa. Após o fim da iniciativa, os participantes vão estar preparados para buscar oportunidades em outras empresas do ramo.

Considerações finais sobre o Banco do Brasil Jovem Aprendiz

Em suma, o Jovem Aprendiz Banco do Brasil representa uma importante iniciativa de inclusão social e desenvolvimento profissional, que oferece oportunidades de trabalho e aprendizado para jovens de todo o país.

Além de proporcionar uma experiência prática e enriquecedora, o programa contribui para a formação de novos talentos e para o fortalecimento do mercado de trabalho brasileiro.

Portanto, é uma excelente oportunidade para os jovens que desejam construir uma carreira sólida e promissora, enquanto contribuem para o seu próprio desenvolvimento e para o crescimento do país.

Veja também como funciona e como se inscrever no Jovem Aprendiz Itaú!

Flavia Rozinholli

Sou graduada em Medicina Veterinária e apaixonada pela redação publicitária. Escrevo regularmente para o Trabalhador na Web com o objetivo de manter os leitores atualizados sobre as novidades do mercado de trabalho.